< Voltar

O nascer do Rio Macaé


O Rio Macaé nasce na Serra Macaé de Cima, próximo ao pico do Tinguá (1560 m), em Nova Friburgo, fluindo na direção leste-sudeste e percorrendo cerca de 136 km, desaguando no oceano Atlântico junto à cidade de Macaé. Antigamente este rio fora conhecido como rio dos Bagres.

A cabeceira do Rio Macaé fica localizada na Fazenda Verdun, no final da estrada de Macaé de Cima, sendo a última e a maior propriedade particular no entorno. O Rio Macaé nasce em meio a uma floresta densa numa área montanhosa a cerca de 1.200 metros de altitude. O acesso até a nascente do rio Macaé se dá a partir de lá, e só tem como ser feito por dentro do rio e com auxílio de quem conhece as trilhas da região.

Macaé de Cima é abençoada e, com toda a Mata Atlântica praticamente intocada e uma riquíssima diversidade de fauna e flora, torna-se um santuário de nascentes e afluentes do Rio Macaé.

Em Amadamata este grandioso rio forma dois poços de banho: o primeiro é o Poço Sombrio, um pouco mais escondido devido à mata mais fechada por esta parte; este poço possui 2 metros de profundidade, em dias de cheia chega a 3 metros. Sua área é de aproximadamente 150 m². O segundo é o Poço da Horta, com menor área 100 m² e 1,5 metros de profundidade que em época de cheia chega a 2 metros.

Macaé de Cima é local que registra o maior número de espécies de orquídeas e bromélias do Estado do Rio de Janeiro, endêmicas da própria floresta e muitas em extinção. Em Amadamata você pode desfrutar de dias maravilhosos com tudo que a natureza oferece!

Fonte:
http://www.revistacidade.com.br/component/content/article?id=353:pesquisadores-chegam-ate-a-nascente-do-rio-macae

Rio Macaé:

joao-pobre-reduzida1

rio 2Rio Macaé
Rio Macaé em dias de cheia:

 

IMG-20160116-WA0074 IMG-20160116-WA0043 IMG-20160116-WA0086

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *