< Voltar

Nova Friburgo, RJ, ganha título oficial de ‘Suíça brasileira’

Nova Friburgo, RJ, ganha título oficial de ‘Suíça brasileira’

Lei foi sancionada no dia 1º de setembro e publicada no Diário Oficial do Estado no dia 4.

Por Aline Rickly, G1, Região Serrana

 

Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, ganhou o título oficial de “Suíça brasileira”. No dia 1º de setembro, o governador do Estado, Luiz Fernando Pezão, sancionou a lei de autoria do deputado Samuel Malafaia, que homenageia a cidade. A lei entrou em vigor em 4 de setembro, após ser publicada no Diário Oficial do Estado.

De acordo com a historiadora Janaína Botelho, o título traz à tona a história de Nova Friburgo, que foi uma das cidades criadas por decreto real de Dom João VI, autorizando a vinda dos suíços para o Brasil. Segundo ela, em 1818, o município foi colonizado por mais de 1.800 suíços.

“Esta homenagem é merecida, uma vez que Nova Friburgo foi a primeira cidade do país colonizada por suíços”, disse acrescentando que até os dias atuais é possível notar no município uma concentração de descendentes em regiões como Lumiar, São Pedro da Serra, Campo do Coelho e Amparo.

Todos os anos, no mês de agosto, ocorre a Festa da Suíça, promovida pela Casa Suíça, onde também funciona um memorial das tradições do país europeu, no bairro da Conquista. A instituição foi criada, inicialmente, apenas como uma Queijaria Escola, em 1987, para preservar e difundir a arte suíça da fabricação do queijo e do chocolate ao leite. Atualmente, o espaço é uma das atrações turísticas mais procuradas em Nova Friburgo.

Para o secretário de Estado de Turismo, Nilo Sérgio Felix, as tradições da Suíça estão presentes em cada detalhe de Nova Friburgo. “Esse título vai agregar valor aos atrativos do município”, declarou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *