Os chalés de Amadamata possuem nomes de pássaros típicos da Mata Atlântica de Macaé de Cima
Os chalés de Amadamata possuem nomes de pássaros típicos da Mata Atlântica de Macaé de Cima, o primeiro chalé, que é mais perto da casa grande tem o nome de Tiê-sangue e o segundo, que fica um pouco mais distante é chamado de Chalé Saíra Azul.
Chalé Tiê-sangue
O Tiê-sangue (Ramphocelus bresilius) é o pássaro símbolo da mata atlântica, é uma espécie endêmica do Brasil e possui diversos outros nomes, podendo também ser conhecido por “sangue de boi”, tié-fogo, chau-baeta e tapiranga. Quem avista este pássaro fica fascinado por seu vermelho vivo, mas somente os machos têm essa coloração, as fêmeas e os machos mais novos são de cor parda nas partes superiores e marrom-avermelhada nas inferiores. O Tiê-sangue pesa cerca de 31 gramas e mede 19 centímetros de comprimento, é um pássaro frugívoro e é atraído pelos frutos da embaúba, onde se encontra este tipo de árvore há grandes chances de se avistar um exemplar do Tiê-sangue. Dotado de tamanha beleza, esta espécie não precisa ter um canto tão raro para ser percebido, por isso seu gorjeio é melodioso e trissilábico e que costuma ser repetido sem pressa. A época de reprodução do Tiê-sangue acontece no verão e primavera, normalmente a fêmea Poe de dois à três ovos, e seus ninhos sã feitos com fibras de palmeira, sisal e capim. Os machos já estão aptos à reprodução com 12 meses de vida, mas ainda assim só adquirem a plumagem vermelho vivo no seu segundo ano de vida.
Ouça neste link o canto do Tiê-sangue: https://www.youtube.com/watch?v=2jhCfOgxHDg
(Fonte: http://www.wikiaves.com.br/tie-sangue)
Chalé Saíra Azul
A Saíra Azul (Dacnis cayana) também é vista na Mata Atlântica, porém também consegue se adaptar bem em outros biomas. Assim como o Tiê-sangue o exemplar macho se diferencia da fêmea, onde o primeiro é mais fácil de ser visualizado pois seu azul e preto são muito nítidos e fáceis de ser percebidos. As fêmeas possuem o copo verde e a cabeça azul clara e podem se camuflar melhor entre as folhas. A saíra azul não possui um canto propriamente, elas apenas gorjeiam. As saíras azuis também são conhecidas como Saí-bico fino e Saí-bicudo, e se alimentam principalmente do néctar de algumas frutas, mas também comem insetos e frutas. Essas aves são pequenas, chegam a medir 13 centímetros e a pesar 16 gramas. Também se reproduzem no verão e primavera, seus ninhos são construídos de fibras e têm o formato de uma taça profunda, a construção deste abrigo para os futuros filhotes é tarefa da fêmea, porém quando os ovos estão sendo chocados o macho alimenta sua parceira, e quando os filhotes nascem os pais os protegem dos invasores e os alimentam.
Ouça neste link uma Saíra Azul gorjeando: https://www.youtube.com/watch?v=TW7KWkQ6a1k
(Fonte: http://www.wikiaves.com.br/sai-azul)