Lá no mato
Macaé de Cima é um local privilegiado para quem aprecia fazer uma caminhada leve, ou esticar numa trilha mais arrojada. Vários são os caminhos que indígenas, quilombolas e mateiros percorreram por estas terras e hoje, ainda bem preservadas, ainda é possível traçar média e longa distâncias se acompanhados por um bom guia. Desde as caminhadas pelo entorno de Amadamata, até a travessia da Igrejinha de Macaé de Cima para Theodoro de Oliveira, no alto da serra de Cachoeira de Macacu, já divisa com Nova Friburgo; Assim como subindo os Pirineus, ou para o Morro São Caetano, São João, ou até O Caminho da Mata Atlântica, já com identificação própria, tudo é possível, dependendo da disposição e do desejo de aventura de cada um.
Mensalmente Amadamata promove uma caminhada pela trilha Igrejinha x Theodoro de Oliveira, sempre no 1º sábado do mês, acompanhado por guia experiente e com a possibilidade de resgate por veículo próprio no alto da serra. Consulte-nos sobre valores e disponibilidade.
Birdwatching
O birdwatching ou “Observação de Pássaros” é uma tendência nas atividades ecoturísticas de baixíssimo impacto ambiental. Esta prática é um passa-tempo que promove a interação e contato com a natureza ao ar livre e que pode ser praticada por qualquer pessoa de variadas idades.
Para os amantes da observação de pássaros Amadamata é o lugar ideal. Por estar localizada dentro de uma das áreas de proteção ambiental mais preservadas do Estado do Rio de Janeiro, nossas trilhas possuem pontos estratégicos para observação, sem contar que você estará totalmente inserido no habitat das diversas aves que escolheram Macaé de Cima para viver e se reproduzir. Venha se aventurar à procura das melhores fotografias dos pássaros da Mata Atlântica!