Chalé Cabana do Pica-pau do Campo
Chalé Cabana do Pica-pau do Campo
Eis que Amadamata está para inaugurar mais um de seus chalés, este que será um pouco diferenciado e terá a aparência de uma cabana de campo. Imagine dormir em uma cabana rústica e ao mesmo tempo confortável, deitar-se sob o luar e as estrelas e despertar vendo o nascer do sol iluminando as árvores e bromélias da Alameda Pinheiros.
Seguindo a tradição este chalé será nomeado com um dos pássaros da Mata Atlântica que habitam Amadamata, e a ave escolhida foi o Pica-pau do Campo.
Este pica-pau também é conhecido com Chã-Chã, e seu nome científico significa do (grego) kolaptë, kolaptö = bico em forma de cinzel, bicada; e do (latim) campestris, campester = relativo ao campo ou as planícies, campestre. ⇒ Ave campestre com bico de cinzel.
O Pica-pau do Campo possui cerca de 32 centímetros, essa espécie é facilmente identificável por conta da sua coloração; tem os lados da cabeça e do pescoço amarelos, assim como o peito, o alto da cabeça e a nuca são negros, da mesma forma que o bico e os tarsos, manto e barriga barrados e o baixo dorso é visivelmente branco ao voo.
Sua voz, bem variada e forte, serve para a marcação territorial, e como meio de comunicação entre o macho e a fêmea, tal como o tamborilar nesta família. Este pode, até substituir o canto estando, os dois, ligados à quadra reprodutiva e, portanto, sendo executados apenas periodicamente.
Para ouvir o canto do Pica Pau do Campo acesse este link: https://www.youtube.com/watch?v=MIVupmf6eaM
Fonte: http://www.wikiaves.com/pica-pau-do-campo