Observação de pássaros em Amadamata.
No dia 20/02 tivemos o prazer de hospedar o fotógrafo e observador de pássaros Daniel Mello. Nosso hóspede veio para Amadamata para fotografar as diferentes espécies de aves que vivem em Macaé de Cima, e em nossa pousada ele conseguiu identificar 8 tipos de beija-flores diferentes fora outras diversas espécies de aves.
Durante esta proveitosa estadia em Amadamata ainda foi possível percorrer uma de nossas trilhas em busca de mais aves da região, e mais fotografias de pássaros foram feitas.
No último dia de sua estadia Daniel Mello apresentou seu livro “Aves da Serra dos Órgãos e Adjacências” e os clientes do restaurante Espaço Bistrô ficaram maravilhados. Se você tem o hobby de praticar birdwatching venha para Amadamata!
Em perspectivas futuras Daniel Mello e seu irmão Gabriel pretendem realizar um trabalho de visitas guiadas e registros fotográficos de aves em Amadamata.
Abaixo seque o resumo da história dos irmãos Mello:
A Serra dos Órgãos figura entre as mais importantes áreas verdes do estado do Rio de Janeiro, sendo visitada por naturalistas e pesquisadores desde o início do século XIX. Ali se encontra o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, terceiro parque nacional a ser criado no Brasil, e o Parque Estadual dos Três Picos, maior unidade de conservação ambiental do grupo de proteção integral do estado – e onde se localiza Macaé de Cima.
Foi nessa região que os irmãos Daniel e Gabriel Mello começaram a observar e fotografar em meados de 2007. Três anos depois, o encanto com a diversidade da avifauna local e a necessidade eminente de atrair mais pessoas em prol da sua conservação os motivou a iniciar a produção de um guia de campo – Aves da Serra dos Órgãos e Adjacências.
O livro reúne 875 imagens das mais de 500 espécies de aves que podem ser encontradas na Serra dos Órgãos e área adjacentes, e conta com textos, em Língua Portuguesa e em Inglês, de Francisco Mallet-Rodrigues, biológo com mais de 20 anos de atuação no campo da ornitologia.
Os “irmãos Mello” são graduados em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Atuam como professores da rede pública de ensino e também realizam trabalhos ligados à fotografia de natureza e tratamento digital de imagens.
2 Comentários
Parabéns a todo e mais sucesso!
Obrigado! Volte para nos visitar mais vezes!